quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

o metro de lisboa é do caraças.


toda uma viagem de metro é uma explosão de experiências e sensações. desde o cheiro da pessoa que «se esqueceu de tomar banho», até ao cheiro da pessoa que se banha num perfume que acha que cheira muita bem. até ao ceguinho que diz - há uns vinte anos - «tenha a bondade de me aucidar, pfvavor», e ainda não aprendeu a dizer bem nem «auxiliar» nem «por favor». pois, assim não há de ter grande coisa ao final do dia. este senhor é a figura do metro de lisboa. passemos aos altifalantes. aquela menina também diz a mesma coisa há anos, coitada ainda não se cansou. e nós estamos fartos, fartinhos - até já sabemos de cor - de ouvir isto, «o cartão viva viagem é recarregável. não o deite fora e reutilize-o. poupa dinheiro e é amigo do ambiente.» e «proteja os seus bens. esteja especialmente atento às entradas e saídas do comboio.» e para o estrangeiro, claro «teique quér óf iór bilongings. pei spéchel atenchon uén entering ór eiziting de trein». aquele inglês também tem ali um je ne sais quoi.

5 comentários:

Anónimo disse...

li este

Anónimo disse...

grande parvoíce pseudo-piadética, como se o inglês fosse assim tão horrível, e como se isso fosse assim tão importante

Joana Faria disse...

é uma opinião que respeito. eu não obrigo ninguém a ler aquilo que escrevo, muito menos a achar-lhe piada. se fosse o caso acho que ficava melhor a fazer de palhaço no circo :)

Anónimo disse...

Em resposta ao anónimo do dia 8 de fevereiro de 2013:
- não está presente em nenhum lado, deste post, que o inglês é horrível. Está sim, uma brincadeira com o inglês proferido pela senhora que dá a sua voz às informações que se ouvem no metro. Senhora e frases essas que caracterizam o metropolitano de Lisboa, logo, seria impossível escrever um post sobre este assunto sem sequer se falar das frases de avisos.
Por fim, se é importante ou não é coisa que a nós, leitores deste blog, não nos compete avaliar.
Um blog é um blog, e este fala de assuntos triviais do dia-a-dia, portanto nem que a própria dona do blog escreve-se sobre a comida que dá ao gato, continuaria a ser o seu espaço de partilha on-line, sobre o qual não devemos estar para aqui a opinar se é importante ou não.

Obrigado
ps: Joana, continue, está cada vez melhor. O seu blog é paragem obrigatória no final do meu dia.

Anónimo disse...

imperdoável o meu erro. escrevesse*

obrigado

Enviar um comentário